Muita gente só se lembra das articulações quando as dores aparecem. Mas é possível preveni-las com boas práticas, controle de peso, alimentação saudável e uso de suplementos.
As dores articulares costumam ser resultado de lesões ou desgastes na cartilagem e se tornam mais comuns já a partir dos 35 anos de idade.
A falta de cuidados pode, em alguns casos, acabar levando a problemas de saúde graves, como artrites, artroses e outras doenças reumáticas.
As dores provocadas por esses quadros são responsáveis por até 40% das consultas nos ambulatórios, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.
De acordo com a Previdência Social, elas costumam ser também a causa de 7,5% dos afastamentos do trabalho no Brasil.
Confira 10 dicas para prevenir dores nas articulações
Evite a posição de bruços e procure dormir de lado.
Descuido com a altura do travesseiro ou a postura do pescoço pode gerar lesões.
Alongue suavemente a perna do joelho que está doendo, dobrando a perna para trás sem forçar muito, apoiando-se numa cadeira para não cair.
A dor no joelho normalmente surge por causa de uma lesão provocada por uma queda na calçada, por exemplo, ou devido a artrite, artrose ou gota, que são doenças crônicas que em geral fazem o joelho doer. Porém a dor localizada no joelho pode ter outras causas.
Por mais bem preparado fisicamente que você esteja, o repouso e o descanso são fundamentais na recuperação do organismo. Entretanto, o descanso não precisa ser feito de maneira passiva, o ideal é intercalar os exercícios.
Na academia, por exemplo, durante os treinos de musculação, você pode poupar seus joelhos e, ainda assim, se exercitar, desde que foque na parte superior de seu corpo, evitando impactos no joelho enquanto a parte inferior ainda está se recuperando.
Fique sempre atento às posturas mantidas tanto em pé quanto sentado. Não fique mais que 5 minutos na mesma posição.
Ao sentar, apoie as costas no encosto da cadeira e procure manter os dois pés apoiados no chão. Evite cruzar as pernas.
Um desconforto leve não deve ser usado como desculpa para se afastar dos exercícios físicos.
Na dúvida, busque orientação de um profissional da sua confiança.
Para transportar objetos pesados. Ao se abaixar, evite se curvar. Dobre os joelhos e procure manter a coluna na posição vertical.
Comece devagar e respeite seus limites e as recomendações do profissional que o orienta nas atividades físicas.
Se a dor for persistente é um sintoma de que houve exagero.
Aplique compressa morna comum pano morno ou uma gaze molhada em chá de camomila morno sobre o joelho que dói durante 5 a 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia, para aliviar a dor quando o joelho já não está inchado.
Isto nunca deve ser feito quando o joelho está inchado, como após uma queda ou pancada pois pode piorar o inchaço. Tire suas duvidas sobre como e quando usar compressas quentes ou frias.
A maioria das pessoas não sabem, mas a cada meio quilo que pesamos a mais do chamado peso ideal, equivalem a dois quilos e meio de pressão nos joelhos.
O aumento de peso faz com que a carga exercida sobre os joelhos seja elevada.
Quando isso se repete, por longos períodos, por exemplo, a possibilidade de lesões se torna ainda maior. Por isso, manter o peso é um dos principais fatores para não sobrecarregar os joelhos.
Uma outra dica para evitar dor no joelho é fortalecer os músculos específicos dessa região como os músculos da coxa, joelho, panturrilha e glúteos. Estes músculos ajudam na movimentação e na força, além de reduzir o impacto nos joelhos.
No caso de exercícios de musculação, também se deve ter o cuidado de treinar a musculatura inferior da mesma forma que a superior, evitando assim uma sobrecarga sobre os joelhos.
Colocar uma joelheira também pode ser útil para poupar a articulação, conferindo maior estabilidade e equilíbrio entre as forças. A joelheira pode ser vestida após o banho e mantida durante todo o dia, sendo retirada apenas para dormir.
É importante que a joelheira fique justa à pele para que tenha o efeito esperado, isso porque usar uma joelheira larga pode não trazer benefícios.
Por isso quero te apresentar a Joelheira Ortho Active!
Feita a partir do mineral da pedra turmalina, ajuda a esquentar um pouco a area aliviando mais as dores… funcionando exatamente como uma compressa morna…
A Joelheira Ortho Active servirá perfeitamente, pois seu tamanho é único e ajustável, você não precisa se preocupar com as medidas…
Basta colocar o Ortho Active® em cima do seu joelho…
Estamos enviando os produtos normalmente, mesmo com a pandemia. Caso tenha algum atraso, poderá ser por parte dos correios da sua cidade. Mas as informações mais atualizadas é que as entregas no Brasil está sendo realizada normalmente, O produto é enviado diretamente do fabricante para sua casa, e ele vem do exterior, o prazo de entrega é de 15 a no máximo 20 dias